SUSTENTABILIDADE

O Brasil está enfrentando uma situação gravíssima com respeito à disponibilidade de água. Este fato tem se agravado ainda mais nos grandes centros urbanos. Garantir a sustentabilidade ambiental é um dos objetivos estabelecidos pela ONU e deve ser adotado por todos.

A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para garantir uma boa qualidade de vida hoje e no futuro.

Quando abrimos uma torneira pensamos que ela pode ser utilizada sem nenhuma preocupação. Não consideramos que a água é um recurso natural finito e que se torna cada vez mais caro e escasso.

Os membros da Organização das Nações Unidas assinaram em Setembro de 2000 a Declaração do Milênio das Nações Unidas que define as Metas de Desenvolvimento do Milênio. Um dos oito objetivos é o de “Garantir a Sustentabilidade Ambiental”.

Dados estatísticos mostram que cerca de 70% de toda água doce do Brasil encontra-se na região Amazônica, ocupada por apenas 7% da população do país. Comparado, a região Sudeste detém cerca de 42% da população, mas tem disponível 6% da água doce brasileira. Por isso, essa desigual distribuição demográfica da água doce acaba ocasionando um estado de stress hídrico em pontos das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, principalmente junto aos centros urbanos, acarretando até mesmo numa disponibilidade por habitante similar a regiões desérticas.

Além disso, o Brasil está enfrentando uma situação gravíssima relativo à disponibilidade de água, principalmente na região Sudeste. Diante desta situação, e ainda da questão da qualidade das águas e da poluição de grande parte dos mananciais brasileiros, é cada vez mais claro que a busca pelo uso eficiente da água e a implementação de ações concretas são uma necessidade real.

Devem ser tomadas atitudes voltadas para o consumo controlado da água, evitando ao máximo o desperdício. O seu uso racional é primordial.

Fechar a torneira quando estiver escovando os dentes, ou ensaboando a louça na pia da cozinha, ou fazendo a barba, são pequenas atitudes que estão a seu alcance e que podem gerar grandes mudanças.

Consciente da gravidade da situação atual, a Nayade está disponibilizando um produto que permitirá racionalizar o uso da água.

Back to Top